6 de maio de 2017

Diferença entre hidratação, nutrição, reconstrução e cauterização:


"Oii meus amorees!"

1- Como é o seu cuidado capilar?
2- Qual é a diferença de hidratação, nutrição (umectação) e reconstrução/cauterização?
3- O seu cabelo está do jeito que você quer?

Se todas as respostas foram positivas: Parabéns,  está no caminho certo! Mas se você não consegue diferenciar o que é cada um ou nunca ouviu falar desses cuidados e se o seu cabelo não lhe proporciona satisfação em tê-lo, não fique triste, você encontrou o post certo!

- Vamos aprender a diferença de cada um? E descobrir qual é o cuidado que o seu cabelo está precisando no momento? 




HIDRATAÇÃO: Destina-se a reposição hídrica dos fios, (ela retêm a umidade no cabelo). Serve para todos os tipos de cabelos e é ponto de partida para quem quer tratar os fios, pois o nosso cabelo deve ser preparado para receber os nutrientes necessários. Quando o seu cabelo tiver ressecado e quebradiço, ele necessita de hidratação e o resultado dela é maciez, maleabilidade e suavidade.

Dica: Para dar aquela turbinada na hidratação, use ampolas de vitaminas e aminoácidos. Ter uma boa alimentação e consumir muita água é fundamental, pois você estará beneficiando as células do bulbo capilar e obterá os cabelos mais fortes e saudáveis, (sem falar no crescimento né amiga)!

NUTRIÇÃO/ UMECTAÇÃO: Trata-se de reposição lipídica, ou seja, reposição de óleos nos fios. O nosso cabelo necessita de lipídeos para se manter saudável e alinhado. Se o seu cabelo estiver com muito frizz, armado, com excesso de volume ou ressecado, ele necessita de nutrição e o resultado dela é brilho, vitalidade e força. Lembrando que a nutrição está interligada à hidratação, pois ela sela a hidratação dentro do fio e acaba com as pontas duplas e ressecadas. 

Dica: A nutrição vem depois da hidratação. Para turbinar a sua máscara de nutrição, acrescente óleos vegetais (óleo de coco, argan, oliva, amêndoas), tutano vegetal ou animal. 

RECONSTRUÇÃO E CAUTERIZAÇÃO: Para começar é muito importante você saber que as duas têm a mesma função, que é fortalecer, proteger e devolver aquilo que em algum momento o seu cabelo perdeu (massa, queratina, proteína e aminoácidos). A diferença das duas é a forma que cada uma é feita. Na cauterização usa-se chapinha para finalizar e na reconstrução não. Se o seu cabelo estiver elástico de hipótese alguma use a chapinha para selar a queratina dentro dos fios. A reconstrução é indicada para os cabelos ressecados, quebrados, danificados e principalmente para os fios que sofrem com os processos químicos como: relaxamento, tinturas, luzes e progressiva. Lembrando que reconstrução/cauterização é para repor massa, proteger, encorpar e fortalecer os fios, então não espere que o seu cabelo fique sedoso e brilhoso nesta etapa.

Dica: Na cauterização use queratina sem enxague (leia o rotulo). ATENÇÃO com a queratina, pois o excesso deixa o cabelo rígido e quebradiço. O ideal é usar a cada 15 dias, dependendo da necessidade do seu cabelo. Se o seu cabelo não passa por nenhum processo químico, faça a reconstrução 1 vez por mês ou a cada 2 meses. 

- Agora que você aprendeu a diferença de cada cuidado, fica muito mais fácil aderir um cronograma capilar! Eu indico para as madeixas danificadas e principalmente para quem está na transição capilar! 


- É como se fosse via de mão dupla, para ter resultado temos que cuidar! Espero que vocês tenham gostado e até o próximo post! 

Beijoooos da Thaay! 



20 comentários:

  1. Amei essas informações, eu só sabia o basico! A hidratação! Muito obrigada pela ajuda! *-*

    ResponderExcluir
  2. AH, e você ganhou uma leitora agora!

    ResponderExcluir
  3. Não sigo o cronograma capilar, tenho muita preguiça hehe, mas conheço muita gente que ama.
    Muito informativo o seu post, parabéns!
    Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não seguia pelo mesmo motivo, mas chega uma hora que o nosso cabelo necessita rs. Obrigada e volte sempre! <3

      Excluir
  4. Olá, eu não sou cacheada, mas, eu li tudinho porque essas dicas sobre reconstrução nutrição e hidratação a meu respeito são universais para todos os tipos de cabelo, e aprende sobre é sempre muito bom! Não consigo seguir nenhum cronograma,mas, gostaria. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, são cuidados são universais e você pode começar intercalando a hidratação e a nutrição quando você for tratar os cabelos e a reconstrução de 15/15 dias. Obrigada pelo comentário e volte sempre! <3

      Excluir
  5. Adorei o post, sou cacheada e sempre faço o cronograma capilar! Esclareceu muitas dicas, ótimo post! Sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Oi Thaaay! Adorei seu post! Sempre tenho muitas duvidas em relação ao meu cabelo, e amo dicas caseiras sabe? E amei essas relações e diferenças que vc apresentou. Principalmente o cronograma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou minha linda! Obrigada e volte sempre. ♥

      Excluir
    2. Que bom que você gostou minha linda! Obrigada e volte sempre. ♥

      Excluir
  7. Olá!
    Adorei as dicas e os cronogramas, sempre fico perdida nesses cronogramas e como usa-los. Vou começar a seguir e espero ir recuperando meus cabelos!

    Beijos!
    https://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ahhh, eu amo esse tipo de post que esclarecem as coisas. Eu já sabia disso, mas é sempre bom relembrar pra ver se não tá fazendo errado, né? Amei!

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Eu acho muito bom esse tipo de post, que são esclarecedores, me esclareceu muita coisa, ajudou bastante. Muito bom o post, tudo explicadinho. Sucesso.

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post estou entrando nesse processo de transição e acho muito importante saber o que nosso cabelo precisa...bjs

    ResponderExcluir
  11. Não sou cacheada, meu cabelo é extremamente misto e complicado rsrs ele tem muito volume, e eu sempre aposto muito no cronograma que tem dado muito resultado. Ótimo post!!!

    ResponderExcluir
  12. Salvei esse post maravilho, eu não sabia diferenciar nada sobre cabelos mas acho que agora entendi um pouco e vou praticar. Acho que meu cabelo precisa de muita nutrição...rs. bju

    ResponderExcluir
  13. Menina, adorei demais, eu sou do time que sempre teve muitas dúvidas sobre as diferenças, então nunca soube ao certo o que meus fios precisam rs depois desse post já consigo avaliar melhor quais tipo de tratamento é melhor para ele :)

    ResponderExcluir
  14. Tay eu adorei menina! Estou em transição e essas dicas são super importantes pois nessas épocas a gente sofre muito e só sente vontade de cortar. =( gostei demais e vou comprar alguns óleos pra ajudar meu cabelo. Beijos

    ResponderExcluir